DÊ, DÊ A CASA, SE DEUS A ENCHE, DEUS NÃO A ABANDONARÁ

Joana Jugan

casas1

Desde a sua fundação em 1839, rapidamente a Congregação se estendeu por diversas cidades de França. Em 1851 as irmãzinhas, atravessaram o Canal da Mancha para realizar a primeira fundação na Inglaterra (Londres). Dois anos depois estávamos já na Bélgica.

A partir de 1855 com a ajuda providencial do Padre Ernest Lelièvre, sacerdote do Norte de França que se dedicou inteiramente ao serviço da Congregação, uma rápida expansão da mesma se realizou. As vocações eram numerosas e à hora da morte de Joana Jugan, 40 anos depois da Fundação de Saint-Servan, as irmãzinhas eram já 2.400 repartidas por mais de 170 comunidades situadas em França, Inglaterra, Bélgica, Escócia, Espanha, Irlanda, E.U.U., Argélia, Itália e Malta.

No ano 1882 fundou-se em Calcutá (Índia) a primeira casa do Continente Asiático. Chamadas depois à Austrália, fundamos uma casa em Melbourne no ano 1884. No ano seguinte chegamos à América do Sul e fundou-se a primeira casa em Valparaíso (Chile) e em 1886 começaram as fundações em África.

Actualmente estamos também presentes em Portugal, Turquia, Congo, Quênia, Nigéria, Colômbia, Argentina, Sri-Lanka, Hong-Kong, Coreia, Malásia, Taiwan, Samoa, Nova Zelândia e Nova Caledônia. As últimas fundações realizaram-se recentemente em Filipinas, Benin, Peru e Jabalpur (Índia).

casas2

Esforçamo-nos por continuar este ímpeto inicial. A actividade e espírito missionário sente-se cada vez mais vivo na Congregação, que, apoiada no passado, encontra na extensão do seu apostolado “até aos confins da terra” uma graça de renovação e fonte de vitalidade, procurando dar a conhecer e estender cada vez mais o apostolado missionário.

Como dizem as nossas Constituições: “Com um coração aberto, as nossas comunidades missionárias adaptar-se-ão aos costumes do país, hão-de aprender a sua língua e tradições, e num diálogo sincero, hão-de descobrir, com respeito e alegria, as riquezas que Deus reservou para todos os povos”.

Hoje, depois de 175 anos, a obra de Joana Jugan continua ao serviço das pessoas idosas em 202 casas, em 32 países dos cinco continentes. Actualmente 2.800 Irmãzinhas, nos esforçamos por cuidar às pessoas idosas pobres, num espírito de humilde serviço guardando assim viva a herança que nos legou Joana Jugan, continuando e actualizando a sua missão por todo o mundo.

As Irmãzinhas, chegaram a Portugal – Lisboa em 1884 e ao Porto em 1895.

Em 1856 na Casa Mãe de la Tour Saint-Joseph (Saint-Pern, França) instituiu-se a Casa de formação. A partir de 1891 nascem novos noviciados para acolher as numerosas jovens provenientes dos países onde a Congregação está presente.

Noticias